Danças Brasileiras | Tipos de Danças Populares | Resumo

danças-brasileiras

Os diversos tipos de danças brasileiras fazem parte de uma riqueza cultural resultante de um país constituído por uma população multicultural. Por essas características, suas diversas regiões possuem suas particularidades, tanto pelos povos que vieram a povoa-las quanto pelas próprias características geográficas locais.

Isso resultou em comportamentos culturais diferentes. Um bom exemplo disso é na alimentação: enquanto a população do Sul do Brasil é conhecida pelo churrasco e chimarrão, a do Nordeste é conhecida por alimentos como o acarajé e frutos do mar.



Podemos observar essas características também no vocabulário e religião. Tal característica ocorre da mesma forma com os tipos de danças típicas regionais: cada localidade apresenta sua identidade através delas.

Danças brasileiras populares

As danças brasileiras populares são muito bem distribuídas e representadas por cada região do país. Baseadas em festas populares e danças folclóricas ou religiosas, apresentam riquezas típicas das culturas as quais representam fielmente as crenças e características comportamentais predominantes da população que habita tal região.

Apesar das diferenças regionais, os vários tipos de danças típicas nacionais possuem uma característica em comum: são sempre alegres e coloridas, levando a todos os participantes e até mesmo a quem está apenas observando, um sentimento de união e felicidade.



Influências e origem dos tipos de danças brasileiras

Pode-se dizer que as danças brasileiras são o resultado de uma mistura entre as danças típicas indígenas com as de origem africana e europeia. Isso resultou em uma grande diversificação de temas, estilos e ritmos.

As de origem europeia (em especial as danças portuguesas e espanholas) têm como fundamentação mais popular a celebração religiosa de origem católica. Algumas, entretanto, fazem alusão às antigas tradições provenientes das pequenas aldeias, de tema recreativo.

As danças africanas em sua maioria são baseadas no culto a entidades espirituais. O ritmo da dança é acompanhado por atabaques e outros tipos de instrumentos de percussão. Muitas vezes, as oferendas (geralmente frutas e legumes) fazem parte das celebrações a tais entidades. As vestimentas também possuem um papel importante na dança.



danças-brasileiras-de-origem-indigena

As danças indígenas, assim como as africanas, são baseadas na celebração a entidades espirituais provenientes das florestas de onde habitam. Utilizam-se pinturas corporais e fantasias muito bem elaboradas. Em algumas tribos, são utilizadas máscaras de fabricação própria, que simbolizam os próprios espíritos (em alguns casos, ancestrais).

As danças brasileiras na cultura popular a nível mundial

A alegria e ritmo contagiantes das danças brasileiras conseguem atravessar as fronteiras do pais e popularizar-se pelo mundo inteiro. Do ponto de vista turístico, muitos estrangeiros encantam-se não apenas com as belezas naturais do Brasil, como também por sua cultura. Grande parte dessa cultura lhes é apresentada justamente através das danças típicas populares.

Entretanto, o evento que mais atrai o turismo no Brasil é o carnaval. É provavelmente o maior evento festivo que acontece no mundo, que contribui todos os anos para a popularização da cultura brasileira ao redor do mundo.

danças-populares-do-brasil

As fantasias e os carros alegóricos são um espetáculo sem similares. São sempre muito coloridos e cheios de acessórios que vão de acordo com o tema escolhido pela escola de samba, fazendo o uso de penas e bastante purpurina. A música não para, com milhões de instrumentos de percussão e cantorias sem interrupções por todo o desfile, com dançarinos e personagens que conseguem transmitir toda sua euforia e alegria aos foliões.

A importância das danças brasileiras para nossa cultura

Com uma população constituída por pessoas de origens diversificadas, a cultura popular brasileira é uma das dais ricas do mundo. As danças brasileiras são uma das mais populares e divertidas maneiras de mantermos nossa cultura, história e tradições vivas, valorizando-as e cuidando para que continuem sendo cultivadas através das próximas gerações.

Exemplo de tipo de danças brasileira

Continue aprendendo sobre os TIPOS DE DANÇAS TÍPICAS

Gostou desse artigo sobre as danças brasileiras? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


onze − 8 =