Dança Clássica – História, características e benefícios | Resumo

dança-clássica-historia

A dança clássica consiste no balé, um tipo de dança bastante tradicional que abrange movimentos e técnicas específicas que devem ser seguidas à risca pelos bailarinos.

História da dança clássica

O balé clássico teve seu início no período do Renascimento, que ocorreu na Europa a partir do século 14. Nessa época, os casamentos e importantes eventos aristocráticos contavam com apresentações de dança, que eram realizadas pelos bailarinos da corte.



Com o passar do tempo, os movimentos do balé foram se aperfeiçoando e, por volta do século 18, os bailarinos adotaram vestimentas que deixassem os movimentos mais leves e naturais, permitindo giros no ar e saltos.

O nome que mais se destaca nessa nova versão do balé clássico é o de Marie Ann Cupis de Camargo, bailarina belga responsável por incrementar diversas técnicas usadas na dança clássica.

Características

Por conter técnicas e movimentos específicos, esse tipo de dança apresenta uma série de características que devem ser consideradas.



1 – As práticas/apresentações de dança clássica podem ser feitas de maneira autônoma/independente e também intercaladas dentro de uma peça teatral ou ópera com a finalidade de enriquecer o espetáculo.

2 – Cada movimento requer total concentração dos bailarinos, já que os movimentos devem ser realizados com máxima coordenação, precisão e graciosidade. Para atingir os melhores resultados, o treinamento constante é essencial.

3 – A vestimenta dos bailarinos desempenha um papel essencial na dança clássica, já que os movimentos e a apresentação em si, estão muito ligados à naturalidade e estética.



Roupas utilizadas

Os bailarinos devem usar roupas que sejam aderentes ao corpo, fazendo com que os movimentos sejam realizados (e apreciados) com maior facilidade. Os homens adotam uma vestimenta chamada de collant, enquanto que as mulheres usam também uma saia chamada de “tutu”.

As sapatilhas de dança devem ter sola bem flexível com proteção nas pontas. Isso faz com que os bailarinos consigam sustentar o peso do corpo com a ponta dos pés (prática adotada quando os bailarinos possuem mais experiência).

balé-roupas

Benefícios da Dança Clássica

A dança clássica, além de ser uma bela forma de arte e atuar como um forte elemento cultural em todos os países, proporciona diversos benefícios para o corpo e a mente. Vajamos a seguir quais são.



Melhora a postura e favorece o equilíbrio

Não é por acaso que os praticantes de dança clássica (balé) possuem uma postura ereta e elegante. Os treinamentos e movimentos realizados favorecem uma excelente postura corporal.

Por esse motivo, muitas pessoas que passam muito tempo sentadas durante o dia ou que apresentam problemas posturais, adotam a prática desse tipo de dança para corrigir essa questão.

A dança clássica proporciona maior equilíbrio corporal, fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras ao movimentar o corpo diariamente ou durante a realização de atividades físicas mais intensas.

Emagrece

Os profissionais de educação física mencionam que apenas em uma aula de dança clássica é possível perder cerca de 400 calorias. Além disso, os movimentos de alongamento constante e demais técnicas adotadas ajudam a reduzir a retenção de líquido que provoca inchaço corporal e muitas vezes é confundido com excesso de peso.

Melhora a respiração

Durante as aulas de dança clássica os praticantes são ensinados a como usarem o diafragma e, consequentemente, aprendem a inspirar e expirar corretamente.

Dança clássica aumenta a elasticidade e define o corpo

Devido ao alongamento constante dos membros, são possíveis os movimentos amplos e precisos feitos durante a dança clássica. Dessa forma, a flexibilidade é item essencial para que as técnicas sejam perfeitas.

dança-clássica-resumo

Essa flexibilidade e elasticidade muscular previnem dores e também o encurtamento muscular que pode causar sérios desconfortos no corpo.

O intenso trabalho muscular torna o balé a prática ideal para quem deseja esculpir o corpo e deixá-lo mais firme de maneira totalmente natural.

Eleva a autoestima, combate o estresse, depressão e ansiedade

A dança clássica e demais atividades que requeiram maior desempenho do corpo aumentam a capacidade de aprendizado e faz com que as pessoas se sintam mais à vontade com o próprio corpo.

Além disso, os praticantes se sentem mais animados ao superar os próprios limites. A atividade de dança clássica é excelente no alívio dos sintomas do estresse, ansiedade e depressão. Além do aumento da autoestima, as práticas com o corpo aumentam o ânimo e a disposição.

 

Gostou desse resumo? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 − 13 =