Balé Fitness – Características e diferenças do balé clássico

O balé fitness se transformou numa das práticas mais adotadas nas academias. Misturando dança com exercícios que favorecem alta queima de calorias, é uma das opções mais indicadas para quem deseja perder peso e se divertir ao mesmo tempo. Não é por acaso que um grande grupo de pessoas adotam essa prática como recurso para manter corpos esculturais.

Características da dança

Veremos a seguir as principais características desse tipo de balé que virou uma “febre” em todo Brasil. No balé fitness, o objetivo é utilizar o próprio peso do corpo para definir os músculos, aumentar a força, melhorar a flexibilidade e o equilíbrio corporal.



Essa modalidade apresenta diversos elementos e exercícios adotados no balé clássico e também aplica exercícios para condicionamento físico e ganho de massa muscular. Essa é a combinação ideal para emagrecer e ao mesmo tempo ter um corpo mais definido.

Diferenças entre o balé clássico e o fitness

A grande diferença entre o balé clássico e o balé fitness é que o segundo adota também exercícios praticados nas academias, tais como abdominais, agachamentos e demais tipos. O número de repetições de cada exercício é maior, o que torna essa prática mais eficaz se comparadas a outras atividades.

Nesse tipo de balé, o tempo que o corpo deve se manter numa determinada posição também aumenta, o que favorece a flexibilidade e definição muscular. Além disso, para participar das aulas de balé fitness não é preciso usar sapatilhas de ponta, já que elas são usadas somente no balé clássico.



Benefícios do Balé Fitness

Assim como grande parte das danças, são muitos os benefícios que o balé fitness proporciona para o corpo e a mente. Vamos ver na sequência quais são eles.

ballet-fitness-classico

Emagrece

De acordo com os profissionais de educação física, a cada 1 hora de prática de balé fitness é possível perder em torno de 700 calorias. Esse alto gasto calórico torna possível um emagrecimento rápido e saudável.



Melhora a postura

Os exercícios combinados de balé clássico com atividades físicas de academia são excelentes para melhorar a postura corporal. Esse fator faz toda diferença sobretudo para pessoas que sofrem com problemas posturais.

Fortalece os músculos

É um tipo de dança bastante indicado para o fortalecimento dos músculos, já que todos os exercícios atuam nas mais importantes estruturas musculares do corpo humano.

O balé fitness favorece o equilíbrio

A prática frequente de balé fitness favorece o equilíbrio e aumenta a chamada consciência corporal.

ballet-fitness-emagrece



Melhora a respiração

As atividades ensinadas nesse tipo de dança são capazes de melhorar a respiração e atuam também no aumento do condicionamento físico, até mesmo para as atividades mais simples do dia a dia.

Define o corpo

O balé fitness é a atividade perfeita para as pessoas que desejam um corpo bem definido. Além de estimular a perda de peso, pelo fato de movimentar bastante as estruturas musculares, em poucas semanas é possível notar expressivas diferenças.

Favorece a interação social

As práticas do balé fitness são feitas em grupo. Isso facilita a interação social e ajuda pessoas tímidas a se soltarem um pouco mais e a se sentirem mais à vontade com o próprio corpo.

O balé fitness aumenta a flexibilidade

Assim como o balé clássico, essa modalidade é de grande ajuda para aumentar a flexibilidade corporal. Isso proporciona muito mais qualidade de vida para os praticantes.

Alivia o estresse, ansiedade e depressão

Assim como no caso de todas as atividades físicas, esse tipo de dança alivia sintomas relacionados ao estresse, ansiedade e depressão. O motivo desse efeito é que durante os exercícios físicos, nosso cérebro libera importantes neurotransmissores que contribuem para a sensação de bem-estar. Por isso, ao final de uma aula as pessoas se sentem mais animadas e dispostas.

Nas academias, a atividade de balé fitness é muito procurada por pessoas que não gostam muito de exercícios de musculação, que geralmente são mais pesados, monótonos ou demoram um pouco mais para apresentar os primeiros resultados quanto ao emagrecimento e definição do corpo.

Cuidados antes de iniciar a prática

Por mais que o balé fitness ofereça benefícios, antes de iniciar essa atividade é necessário passar por uma avaliação médica para verificar se não há qualquer tipo de contraindicação quanto aos exercícios que serão realizados.

Gostou desse artigo? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


20 − 2 =