Dança Moderna – O que é? Resumo da história no Brasil e no mundo

A Dança Moderna teve seu início ao final do século 19 e tornou-se mais conhecida no início do século 20. Pelo fato de esse tipo de dança ter começado a se manifestar em variadas partes do mundo, as origens geográficas e objetivos são bem diferentes.

Popularidade ao redor do mundo

Em todos os países nos quais a esse tipo de dança foi ganhando espaço, embora houvesse algumas diferenças devido à cultura de cada nação em termos de estilos e técnicas, havia algo em comum.



Esse ponto comum era a constante insatisfação com as opções disponíveis para os bailarinos da época. O objetivo passou a ser o de transmitir ao público uma percepção de realidade interior e exterior.

Para facilitar a compreensão da dança moderna, veremos os tipos ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil, sendo que há diferenças importantes entre eles.

Dança Moderna Americana

Nos Estados Unidos, a dança moderna teve seu início tendo como objetivo central uma rejeição à Dança Clássica (também chamada de acadêmica).



Na Dança Moderna, os bailarinos atuam descalços, realizam diversos movimentos de contrações, torções, desencaixe etc., sendo que tais movimentos são feitos de maneira mais livre (ainda que sigam uma técnica pré-determinada).

A grande pioneira americana foi a coreógrafa e bailarina Isadora Duncan. No entanto, a estruturação da primeira técnica classificada foi de autoria de Martha Graham, no decorrer das décadas de 1920 e 1930.

Conforme a dança moderna foi se desenvolvendo, buscou-se aumentar os focos nos sentimentos com o intuito de fazer uma teatralização das expressões corporais.



Dança moderna no Brasil

Devido à Segunda Guerra Mundial, muitos artistas de grande fama internacional vieram para o Brasil com o objetivo de fugir dos horrores dos conflitos ocorridos principalmente na Europa.

dança-moderna-no-brasil

Esses importantes artistas trouxeram novas ideias nas mais diversas áreas, entre elas a dança. Uma dessas influências foi a dança moderna. Entre os nomes que merecem maior destaque quanto à chegada dessa dança no Brasil, estão:

  • Maria Duschenes;
  • Ianka Rudzka;
  • Ruth Rachou;
  • Maryla Gremo;
  • Luiz Arrieta;
  • Nina Verchinina;
  • Reenée Gumiel;
  • Marika Gidali;
  • Oscar Araiz.

A maior parte desses artistas fixaram residência nas cidades da região sudeste do país, sendo que a influência deles até hoje é observada na cultura brasileira.



Principais características da dança moderna – Resumo

Vamos ver agora quais são as características da dança moderna, observadas no Brasil e em demais países do mundo.

1 – Os dançarinos se apresentam descalços e podem realizar os movimentos corporais com maior liberdade.

2 – Os bailarinos trabalham movimentos de torções, desencaixes, contrações e demais tipos, ainda que as técnicas utilizadas sejam previamente definidas e organizadas.

3 – Nesse tipo de dança, busca-se atuar com movimentos semelhantes aos do dia a dia da vida contemporânea, trazendo o aspecto de modernidade expressada por meio dos dançarinos.

4 – Bem diferente do balé clássico, ao invés de concentrar o apoio nas pontas dos pés como um catalisador dos movimentos, na Dança Moderna os movimentos são trabalhados no tronco do corpo.

o-que-é-dança-moderna

5 – Nos movimentos também estão presentes elementos como improvisações, “quedas”, contato, maior intensidade respiratória, maior número de movimentos que envolvem a coluna e as articulações, trabalhos de chão etc.

6 – A expressividade dos dançarinos também ganha mais vida quando comparada aos movimentos do balé clássico.

7 – Nas apresentações de Dança Moderna é comum que sejam utilizados outros tipos de elementos artísticos que favoreçam a expressividade dos dançarinos e mensagem a ser transmitida para o público.

8 – Esse tipo de dança ocorre com bastante frequência em apresentações teatrais, podendo haver uma combinação entre pequenos espetáculos de dança e falas de atores.

9 – Para oferecer maior liberdade de movimento aos dançarinos, as roupas utilizadas são principalmente malhas e collants.

10 – Nas aulas de Dança Moderna, não são utilizadas músicas com a finalidade de marcar os movimentos.

Artistas colaboradores na história

Dos países nos quais essa dança ganhou notoriedade, o que mais se destaca é os Estados Unidos, tendo como principais artistas que se destacam por suas colaborações à história do estilo:

Outros nomes que merecem destaque no âmbito da dança moderna são os da alemã Mary Wigman (coreógrafa, 1886 – 1973), o do suíço Emile Jacques Dalcroze (compositor e professor de música, 1865 – 1950) e o do húngaro Rudolf von Laban (dançarino e coreógrafo, 1879 – 1958).

 

Gostou desse resumo sobre as características e história da dança moderna no Brasil e no mundo? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 × quatro =