Dança Contemporânea – Características, história e benefícios | Resumo

dança-contemporânea-introdução

A dança contemporânea surgiu na década de 1950 como uma maneira de romper com a cultura clássica, ainda muito forte à época. Ainda que esse estilo de dança tenha se espalhado principalmente pelos Estados Unidos, foi somente na década de 1980 que essa dança se tornou popular.

Essa grande popularidade se tornou possível graças ao fato de essa dança não se prender a padrões clássicos ou estéticos. Esse tipo de dança pode ser definida como um conjunto de métodos criados com base na dança moderna e pós-moderna, sendo possível observar diferenças dessa dança nos Estados Unidos e Europa.



Exatamente por não se prender a técnicas específicas, a dança contemporânea é muito conhecida por sua variedade de gêneros, ritmos, formas e performances.

Características da Dança Contemporânea

A dança contemporânea apresenta um conjunto de características que devem ser levadas em consideração para diferenciá-la de outros tipos de dança, sobretudo aquelas tidas como clássicas. Vejamos quais são essas características.

Valorizam-se a inovação e experimentação

Nesse tipo de dança as palavras de ordem são inovar e experimentar, fazendo com que os movimentos ganhem maior naturalidade e autenticidade. É preciso lembrar que, embora essa dança fuja totalmente das danças clássicas como, por exemplo, o ballet, em determinadas situações ela pode fazer uso desse estilo, misturando-o a outros movimentos.



Não há técnicas pré-definidas

Exatamente para estimular a experimentação, esse estilo não apresenta técnicas pré-definidas, já que elas “prendem” os dançarinos e impedem que eles manifestem uma autenticidade maior.

dança-contemporânea-resumo

Valoriza-se a coreografia individual

Ao contrário de danças em estilos mais clássicos, nesse estilo de dança é valorizada a coreografia individual como forma de enriquecer o poder de expressão da dança.



Não há exigência de vestuário específico

Outra das características essenciais dessa manifestação artística é que ela não estabelece um vestuário específico, sendo possível adotar a inovação, experimentação e autenticidade para maior riqueza de expressões.

Na dança contemporânea não existe limitação de movimentos

Não há qualquer tipo de limitação de movimentos nesse tipo de dança, pois há maior liberdade de ritmos e performances dos dançarinos.

O importante é transmitir uma ideia, sentimento ou conceito

As coreografias da dança contemporânea têm como foco a transmissão de um ou mais conceitos, ideias ou sentimentos. Com isso, as técnicas adotadas acabam ficando em segundo plano para dar maior valor ao poder de expressão da dança.

Improvisações são bem-vindas

Bem contrário ao estilo adotado nas danças clássicas, nas danças tidas como contemporâneas as improvisações geralmente são bem-vindas.



dança-contemporânea-características

Na dança contemporânea misturam-se elementos artísticos

Outra das características essenciais da dança contemporânea é a combinação ou mistura de outros elementos artísticos associados à dança. Alguns desses elementos podem ser fotografias, vídeos, artes visuais, recursos digitas e demais elementos que de alguma maneira favoreçam a expressividade dos dançarinos e do espetáculo como um todo.

Benefícios da Dança Contemporânea

Além da imensa importância cultural e forma de manifestação da expressividade humana, a dança contemporânea proporciona diversos benefícios para o corpo e a mente. Vamos ver agora os principais deles.

Aumenta a força muscular

Os movimentos da dança contemporânea melhoram a força e resistência muscular, contribuindo também para que o corpo fique mais definido.

Favorece a coordenação motora

A dança, sobretudo a contemporânea, é excelente para aumentar a coordenação motora e fazer com que os dançarinos sintam maior disposição no dia a dia em todas as atividades que envolvem maior atuação corporal.

Eleva a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é outro dos principais benefícios dessa dança. Isso permite uma grande facilidade nos movimentos e até ajuda na prevenção de problemas relacionados à falta de alongamento muscular.

Desenvolve a musicalidade

A expressividade da dança contemporânea ajuda no desenvolvimento da musicalidade, permitindo que os dançarinos consigam “traduzir” no corpo a mensagem transmitida pela música.

A dança contemporânea eleva a autoestima e alivia o estresse

As danças que reforçam a expressividade humana são capazes de grandes benefícios para a autoestima, fazendo com que as pessoas se sintam mais à vontade com o próprio corpo e até mesmo com suas emoções.

A dança contemporânea possui uma capacidade incrível de aliviar o estresse. Além de estimular a expressão corporal a todo momento e desenvolver a musicalidade, ao dançar as pessoas acabam liberando substâncias benéficas para o sistema nervoso (assim como acontece nas atividades físicas). Isso faz com que a dança tenha o poder de aliviar o estresse e a depressão.

 




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 + cinco =