Dança Cigana Espanhola – O Que é, características e benefícios

dança-cigana

Alegre, encantadora e envolvente, a dança cigana teve sua origem na Índia e foi se espalhando por diversos lugares do mundo até chegar na região da Andaluzia, no século 15. Por ser um povo nômade, os ciganos foram incorporando à sua dança diversos aspectos de outras culturas. É exatamente por isso que essa dança nunca é padronizada.

Entre os povos que mais contribuíram para a dança cigana espanhola como a conhecemos hoje, estão os espanhóis, os árabes, os russos e os hindus. Portanto, essa dança é tida como a união cultural de diversas nações.



A rica expressividade corporal dessa dança faz com que ela seja uma excelente opção para quem deseja se exercitar e se divertir ao mesmo tempo, fazendo um bem imenso ao corpo e à mente.

Características da dança cigana espanhola

Com forte expressividade cultural e corporal, a dança cigana espanhola é reconhecida por uma série de características, que veremos agora:

1 – As mãos e os braços se movimentam em diversos sentidos (levantados em direção ao alto da cabeça, na frente e nas laterais do corpo etc.).



2 – A postura deve ser sempre ereta, o que favorece a expressividade do corpo.

3 – A cabeça precisa ficar sempre erguida e o movimento de caminhar deve ser realizado com elegância.

4 – A postura dos ombros deve estar em conformidade com o tronco.



5 – Os dedos, as mãos e os punhos realizam constantes movimentos giratórios (que atuam como gesto de captação de energias ou leve insinuação).

dança-cigana-beneficios

6 – O brilho no olhar e o sorriso constante são elementos que não podem faltar na dança cigana espanhola. São eles os responsáveis por grande parte do encanto, conexão e emotividade dessa dança.

7 – Os ciganos acreditam que o movimento de palmas ajuda a afastar energias negativas. Por isso, é bem comum que várias palmas ocorram nessa dança.



8 – A inclinação da cabeça para trás e os movimentos dos ombros servem para chamar a atenção para os cabelos (que em geral são longos e devem estar soltos).

9 – Os giros corporais costumam ser precisos e largos, destacando os movimentos da saia.

10 – Quanto aos movimentos circulares, eles são grandes, envolventes e ao mesmo tempo discretos.

11 – As dançarinas ciganas nunca devem mostrar as pernas.

É importante frisar que, para os ciganos, essa dança nunca deve ser feita por obrigação, mas sim, pelo prazer de dançar. Esse é um dos fatores que fazem com que essa dança seja tão sedutora.

Benefícios da dança cigana espanhola

A alegria e riqueza de movimentos da dança cigana espanhola fazem com que ela seja uma ótima opção para a saúde física, bem-estar mental e até mesmo para a beleza e rejuvenescimento. Vejamos agora os principais benefícios proporcionados.

Combate ao estresse

O ritmo envolvente e alegre dessa dança é de grande auxílio no combate ao estresse e também é capaz de aliviar sintomas depressivos. Durante movimentos de dança e prática de atividade física (ainda que leve), nosso cérebro libera importantes hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar.

Maior expressividade corporal

Não é por acaso que a prática de dança cigana é altamente indicada para pessoas que trabalham com alguma forma de comunicação. Os movimentos dessa dança aumentam a expressividade corporal e fortalecem a autoconfiança para se comunicar.

dança-cigana-espanhola

Favorece a postura

A prática da dança cigana espanhola é uma das mais indicadas para melhorar a postura corporal em diversos aspectos. Um dos maiores benefícios é conseguir manter a coluna ereta de maneira natural, inclusive nas demais atividades do dia a dia.

A dança cigana melhora a coordenação motora

A combinação dos movimentos adotados nessa dança é excelente para melhorar a coordenação motora, sendo essa prática indicada também para pessoas com mais idade.

Eleva o condicionamento físico

Assim como no caso dos demais tipos de dança, a dança cigana aumenta o condicionamento físico e permite que as pessoas se sintam mais dispostas no cotidiano. Por mais que essa dança seja uma atividade considerada leve, o ideal é realizar uma avaliação médica antes de iniciar a prática de maneira frequente.

Dança cigana aumenta a autoestima

Por favorecer a expressividade e fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade com o próprio corpo, a dança cigana espanhola é ótima para aumentar a autoestima tanto de homens quanto de mulheres.

 

Gostou de conhecer as características e benefícios da dança cigana espanhola? Compartilhe! 

 




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 + quatro =