
Alegre, encantadora e envolvente, a dança cigana teve sua origem na Índia e foi se espalhando por diversos lugares do mundo até chegar na região da Andaluzia, no século 15. Por ser um povo nômade, os ciganos foram incorporando à sua dança diversos aspectos de outras culturas. É exatamente por isso que essa dança nunca é padronizada.
Entre os povos que mais contribuíram para a dança cigana espanhola como a conhecemos hoje, estão os espanhóis, os árabes, os russos e os hindus. Portanto, essa dança é tida como a união cultural de diversas nações.
A rica expressividade corporal dessa dança faz com que ela seja uma excelente opção para quem deseja se exercitar e se divertir ao mesmo tempo, fazendo um bem imenso ao corpo e à mente.
Características da dança cigana espanhola
Com forte expressividade cultural e corporal, a dança cigana espanhola é reconhecida por uma série de características, que veremos agora:
1 – As mãos e os braços se movimentam em diversos sentidos (levantados em direção ao alto da cabeça, na frente e nas laterais do corpo etc.).
2 – A postura deve ser sempre ereta, o que favorece a expressividade do corpo.
3 – A cabeça precisa ficar sempre erguida e o movimento de caminhar deve ser realizado com elegância.
4 – A postura dos ombros deve estar em conformidade com o tronco.
5 – Os dedos, as mãos e os punhos realizam constantes movimentos giratórios (que atuam como gesto de captação de energias ou leve insinuação).
6 – O brilho no olhar e o sorriso constante são elementos que não podem faltar na dança cigana espanhola. São eles os responsáveis por grande parte do encanto, conexão e emotividade dessa dança.
7 – Os ciganos acreditam que o movimento de palmas ajuda a afastar energias negativas. Por isso, é bem comum que várias palmas ocorram nessa dança.
8 – A inclinação da cabeça para trás e os movimentos dos ombros servem para chamar a atenção para os cabelos (que em geral são longos e devem estar soltos).
9 – Os giros corporais costumam ser precisos e largos, destacando os movimentos da saia.
10 – Quanto aos movimentos circulares, eles são grandes, envolventes e ao mesmo tempo discretos.
11 – As dançarinas ciganas nunca devem mostrar as pernas.
É importante frisar que, para os ciganos, essa dança nunca deve ser feita por obrigação, mas sim, pelo prazer de dançar. Esse é um dos fatores que fazem com que essa dança seja tão sedutora.
Benefícios da dança cigana espanhola
A alegria e riqueza de movimentos da dança cigana espanhola fazem com que ela seja uma ótima opção para a saúde física, bem-estar mental e até mesmo para a beleza e rejuvenescimento. Vejamos agora os principais benefícios proporcionados.
Combate ao estresse
O ritmo envolvente e alegre dessa dança é de grande auxílio no combate ao estresse e também é capaz de aliviar sintomas depressivos. Durante movimentos de dança e prática de atividade física (ainda que leve), nosso cérebro libera importantes hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar.
Maior expressividade corporal
Não é por acaso que a prática de dança cigana é altamente indicada para pessoas que trabalham com alguma forma de comunicação. Os movimentos dessa dança aumentam a expressividade corporal e fortalecem a autoconfiança para se comunicar.
Favorece a postura
A prática da dança cigana espanhola é uma das mais indicadas para melhorar a postura corporal em diversos aspectos. Um dos maiores benefícios é conseguir manter a coluna ereta de maneira natural, inclusive nas demais atividades do dia a dia.
A dança cigana melhora a coordenação motora
A combinação dos movimentos adotados nessa dança é excelente para melhorar a coordenação motora, sendo essa prática indicada também para pessoas com mais idade.
Eleva o condicionamento físico
Assim como no caso dos demais tipos de dança, a dança cigana aumenta o condicionamento físico e permite que as pessoas se sintam mais dispostas no cotidiano. Por mais que essa dança seja uma atividade considerada leve, o ideal é realizar uma avaliação médica antes de iniciar a prática de maneira frequente.
Dança cigana aumenta a autoestima
Por favorecer a expressividade e fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade com o próprio corpo, a dança cigana espanhola é ótima para aumentar a autoestima tanto de homens quanto de mulheres.
- Continue aprendendo sobre DANÇAS TÍPICAS
Gostou de conhecer as características e benefícios da dança cigana espanhola? Compartilhe!
Faça um comentário