Dança de Rua – Origem e coreografias | Dança Hip-Hop

A dança de rua (também conhecida como street dance) é composta por uma mescla de estilos, caracterizados por movimentos rápidos e sincronizados. Acompanhada por um ritmo musical compostos por batidas rítmicas e elementos eletrônicos, é um dos mais democráticos e populares tipos de dança da atualidade.

A dança Hip-Hop é a principal representação artística executada pelos dançarinos urbanos, sendo considerada muitas vezes um sinônimo. Conheceremos a seguir as origens desse tipo de dança, suas influências e principais características.

Origem da dança de rua

A dança de rua tem suas origens nos subúrbios dos Estados Unidos, tendo seus primeiros registros nos anos 1930. Após a quebra da bolsa de valores de Nova York, o país entrou em uma grande crise financeira, o que acarretou em queda na economia e, consequentemente, desemprego.

Sem ter aonde trabalhar, muitos músicos e dançarinos que costumavam se apresentar em casas de show submeteram-se a realizar suas representações artísticas em locais públicos, como estações de trem, praças, rodoviárias ou até mesmo nas ruas.

Influências de James Brown

A partir da década de 1940, artistas de rua passaram a buscar influências rítmicas no blues, muito popular nas casas de show desde aquela época. Podemos destacar um artista que contribuiu muito para o desenvolvimento da dança de rua: James Brown.

Podendo ser considerado um artista completo (era cantor, compositor e dançarino), James Brown é reconhecido como um dos profissionais mais influentes do século XX na área da música. No ápice de sua carreira, por volta dos anos 1960, criou dois novos ritmos: o Soul e o Funk, que posteriormente serviriam de influência não somente para a dança de rua, mas para vários outros estilos.

Passos e movimentos da dança de rua

Além do Soul e do Funk, a dança de rua busca influências em outros movimentos musicais, como a Disco. A mistura de estilos supracitadas resultou em passos e movimentos fortes e ligeiros, marcados por uma coreografia muito bem elaborada.

dança-de-rua-hip-hop

Além disso, os dançarinos executam movimentos sincronizados e simétricos, proporcionando aos espectadores um espetáculo empolgante e muito divertido de se assistir.

Cultura Hip-Hop

Apesar de ser considerado um movimento cultural de rua, o Hip-Hop apresenta música e dança próprios. Sua origem data dos anos 1970, e sua criação é atribuída aos imigrantes latinos, jamaicanos e afrodescendentes que viviam no Bronx, distrito localizado em Nova York. A criação do nome é atribuída a Afrika Bambaataa, cantor e Dj que participou ativamente da criação do movimento. Por essa razão, é considerado o “padrinho” da dança Hip-Hop.

Elementos do movimento Hip-Hop

O movimento Hip-Hop pode ser dividido em três elementos:

  • Rap;
  • Graffiti;
  • Break Dance.

O Rap representa o ritmo e a letra das músicas cantadas pelo movimento, já o Graffiti é relacionado à arte urbana, com seus desenhos e expressões artísticas pintados nos muros ou mesmo no chão, sempre coloridos e trazendo elementos da cultura das ruas.

O Break Dance representa justamente a dança de rua, composta pelos dançarinos e dançarinas do movimento. Os três elementos andam sempre juntos, interagindo de maneira sincronizada

Características da dança de rua

A dança de rua executada pelos adeptos do movimento Hip-Hop apresenta uma grande mistura de estilos próprios, caracterizados por movimentos rápidos e precisos dos braços e das pernas. Podem envolver piruetas e até mesmo movimentos nos quais os dançarinos ficam de cabeça para baixo.

dança-hip-hop

Outra característica da dança Hip-Hop são os movimentos improvisados, o que a torna as apresentações sempre divertidas e originais.

Características principais da dança Hip-Hop

Uma característica muito curiosa desse tipo de dança de rua é que, nas apresentações, acontecem duelos entre dois dançarinos: o primeiro executa seus movimentos e, em seguida, o segundo deve realizar movimentos ainda mais complexos e criativos, arrancando os aplausos e gritos de euforia dos espectadores.

Freestyle

O Freestyle é um estilo que possui uma identidade própria. Criado no início dos anos 1980, é uma mescla de estilos baseados na dança Hip-Hop, além da música eletrônica daquela época.

Esse tipo de dança de rua é um dos mais populares na atualidade, marcado por seus movimentos improvisados, o que a torna uma atração divertida entre os grupos de dançarinos.

Significado cultural da dança de rua

A dança de rua, assim como a dança Hip-Hop propriamente dita, é o resultado do esforço cultural de uma parcela da população nova yorkina que sempre foi marginalizada. Através dos passos e movimentos marcantes e de forte identidade, esses dançarinos e músicos conseguiram conquistar seu espaço em meio as representações artísticas.

Entretanto, a dança de rua não se restringe apenas a população dos subúrbios do Bronx. Graças a suas características dinâmicas e técnicas, conquistou não apenas os Estados Unidos, mas o mundo inteiro.

Além disso, é apreciada e dançada por todas as classes sociais e etnias, podendo ser vista em academias e casas de show espalhadas por todos os cantos do mundo.

Dança de rua – Dança Hip-Hop

Continue conhecendo outras DANÇAS TÍPICAS

Gostou de aprender sobre a dança de rua (dança Hip-Hop)? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


doze − 1 =