Dança Kuduro original – Coreografia, origem e características

dança-kuduro-original

Proveniente de Angola, a dança Kuduro, um estilo musical que chegou a diversos países de língua portuguesa, faz grande sucesso no Brasil. O termo Kuduro significa “bumbum duro”, fazendo uma referência aos movimentos corporais que são adotados nesse tipo de dança.

Esse ritmo bastante animado surgiu no decorrer da década de 1980, sendo inspirado nos movimentos do ator Jean-Claude Van Damme durante o filme Kickboxer. No Brasil, essa dança chegou por meio de um cantor luso-francês chamado Lucenzo. O gênero musical Kuduro foi influenciado por outros ritmos, sobretudo o Rap e Sungura.



Coreografia da Dança Kuduro

Uma das características básicas da dança Kuduro é que ela tem um ritmo bastante agitado. Basicamente, a pessoa apoia as mãos nos quadris, abre e fecha os braços de maneira frenética ao mesmo tempo que flexiona o joelho para dentro e fora das pernas.

Quanto às letras empregadas nas músicas que possuem o ritmo do Kuduro, elas mesclam palavras da língua portuguesa com dialetos locais. Por abordar temas do cotidiano das classes mais pobres e questões ligadas à sexualidade, pode-se dizer que as letras do Kuduro seguem a mesma linha do funk.

O Kuduro também é considerado um fenômeno cultural próprio do século 21, no qual os variados estilos musicais das regiões de periferia se espalham rapidamente com a ajuda da comunicação via internet.



Características

Foi exatamente devido à internet que a dança Kuduro se tornou conhecida em vários países do mundo e influenciou diversos artistas. Entre eles, citamos como exemplo a cantora M.I.A.

Por mais modernas que essas músicas sejam, outra das características observadas nas letras de músicas que trazem o ritmo Kuduro é a presença do humor e da simplicidade, principalmente quando misturadas com outros ritmos.

Essa modernização do Kuduro é feita mediante novas danças, novas batidas instrumentais, adoção de trajes típicos, representações próprias etc.



dança-kuduro-coreografia

Benefícios da Dança Kuduro

Além de divertir, a dança Kuduro proporciona diversos benefícios para o bem-estar do corpo e da mente. Vejamos quais são:

Emagrece

Por ter um ritmo bastante agitado, a dança Kuduro estimula uma rápida queima de calorias. Para se ter uma ideia, a cada meia hora da prática dessa dança é possível perder de 300 a 500 calorias.

Fortalece os membros

Pelo fato de essa dança manter o quadril parado e intensificar os movimentos nas pernas e nos braços, a prática da dança Kuduro fortalece os músculos desses membros e ainda aumenta a resistência deles.



Dança kuduro melhora a coordenação motora

Assim como no caso da maioria das modalidades de dança, no caso do Kuduro, a prática frequente é capaz de trazer grandes benefícios para a coordenação motora, trabalhando de maneira coordenada os membros superiores e inferiores.

Exatamente por esse motivo, essa dança (em ritmos mais lentos) pode ser indicada para pessoas com mais idade ou que apresentam algum problema relacionado à coordenação motora.

dança-kuduro-angola

Reduz o estresse

Durante a dança, o organismo libera grandes quantidades de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis por estimular a sensação de bem-estar mental. Quando eles são liberados com frequência, é possível aliviar os sintomas ligados ao estresse e também à depressão.

Essa dança também faz com que as pessoas se sintam mais animadas e dispostas para as atividades do dia a dia.

Fortalece o coração e melhora a respiração

A intensidade dos movimentos usados na dança Kuduro favorece a saúde cardíaca, sendo essa dança comparada, em termos de eficácia, à prática de atividades como pedalada e natação.

A combinação de movimentos nessa dança ajuda a melhorar o desempenho do sistema respiratório e também aumenta naturalmente o condicionamento físico dos praticantes.

Cuidados Antes de Praticar Essa Dança

Por mais que a prática da dança Kuduro seja divertida e proporcione diversos benefícios para a saúde do corpo e bem-estar mental, ela só pode ser realizada após uma avaliação médica completa.

Somente o médico, com base na realização de exames e demais procedimentos, poderá atestar que o paciente está apto para praticar essa dança ou outros tipos de atividades que envolvam maior esforço físico.

Além disso, quem faz aulas de dança Kuduro precisa ter uma boa alimentação, beber água constantemente e utilizar calçados e roupas bem confortáveis. Respeitar os limites do próprio corpo e começar com ritmos mais lentos dessa dança, para depois ir avançando, também é recomendado.

 

Gostou de aprender sobre a origem e coreografia da dança kuduro? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 − 11 =