História da Dança no Brasil – Quando surgiu | Origem e Resumo

a-historia-da-dança-no-brasil-quando-surgiu

Devido às muitas influências culturais de outros países, a história da dança no Brasil apresenta variadas origens que foram se misturando ao longo do tempo. Os estilos e ritmos também apresentam variações de acordo com cada região, tendo forte influência das culturas locais.

Entre as danças mais conhecidas e praticadas no nosso país estão o samba, o baião, o maxixe, o xaxado, a gafieira e o frevo. É possível afirmar que as influências consideradas marcantes nas danças brasileiras são indígenas, africanas, mouriscas e europeias.



Origens

Na nossa rica cultura também é possível observar diversos tipos de danças, que variam entre os ritmos mais clássicos e aquelas folclóricas, tais como axé e forró (ainda mais populares no nordeste brasileiro).

As influências internacionais são perceptíveis na história da dança no Brasil nos ritmos mais modernos, como o funk. Já com relação aos estilos mais clássicos e eruditos de dança, eles foram inseridos no Brasil por meio de destacados bailarinos europeus, especialmente no decorrer da década de 1930, quando foram construídas as primeiras escolas de balé.

Um Histórico das Principais Danças no Brasil

Esse breve resumo das principais danças que deram origem aos tantos ritmos brasileiros demonstram a diversidade cultural do nosso país.



Danças Indígenas

Um dos primeiros relatos dos jesuítas, feitos no século 16, menciona que eles ensinavam os indígenas a apresentarem danças. Esse aspecto é muito marcante na cultura indígena, sendo que as danças estavam muito associadas às celebrações religiosas e também marcavam acontecimentos importantes nas comunidades.

As danças indígenas tem grande importância na história da dança no Brasil. São realizadas individualmente ou em grupo, sendo utilizados variados instrumentos musicais, máscaras, amuletos e demais objetos que representam determinado traço dessa cultura.

Influências da África na história da dança no Brasil

Sem dúvida, a dança africana foi uma das influências mais significativas na história da dança no Brasil, tendo ocorrido com a chegada dos escravos trazidos da África.



a-historia-da-dança-no-brasil-quando-surgiu

Os principais gêneros musicais e estilos de danças oriundos das influências africanas são:

  • Samba de roda;
  • Capoeira;
  • Maracatu;
  • Congada.

Assim como no caso das danças indígenas, as danças africanas contêm um forte conteúdo emocional, artístico e, em muitos casos, espiritual.

Danças Clássicas

O balé é um dos maiores exemplos de dança clássica. De acordo com documentos históricos, o primeiro registro de um espetáculo de balé na história da dança no Brasil ocorreu no ano de 1813, no Rio de Janeiro.



As apresentações que deram grande notoriedade ao balé na história da dança no Brasil foram realizadas nos anos de 1913, 1917, 1918 e 1919, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo que as grandes estrelas desses espetáculos foram Vaslav Nijinski (bailarino russo) e Anna Matveievna Pavlova (bailarina russa).

No ano de 1930, foi oficializada a primeira escola de balé clássico no Brasil, tendo a direção de Maria Olenewa.

História da dança clássica no Brasil

Por mais que o balé seja uma dança clássica, quando ele chegou ao Brasil, buscou-se adotar temas indígenas nas apresentações com o intuito de criar uma identidade própria.

Seguindo esse estilo, teve grande destaque o espetáculo “Aritê e o Pássaro Ferido”, que ocorreu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1930, sendo até hoje mencionado como uma grande referência.

dança-clássica-no-brasil

Nessa época, as escolas de balé brasileiras buscavam seguir o padrão de excelência adotado na Europa, sendo que um dos objetivos era inserir o balé como um tipo de atividade física e também proporcionar noções de etiqueta às alunas que pertenciam à alta sociedade da cidade do Rio de Janeiro.

história da dança no Brasil: Dança Moderna

A dança moderna faz parte da história da dança no Brasil graças aos famosos bailarinos que fugiram da Europa devido aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Entre os nomes que mais se destacam, estão: Renée Gumiel, Maria Duschenes, Luiz Arrieta e Nina Verchinina.

Dança Contemporânea – Resumo

A dança contemporânea surgiu na história da dança no Brasil em 1959, com a fundação do Balé Klauss Vianna, houve um certo rompimento com a estética que era adotada nas danças clássicas. O bailarino e coreógrafo brasileiro Klauss Vianna foi pioneiro na aplicação desse tipo de dança, atuando também como preparador corporal de atores.

Inclusive, este bailarino foi o primeiro a utilizar o termo “expressão corporal” no Brasil, revelando a importância do trabalho inovador desenvolvido por ele.

Esse bailarino também criou o curso de terapia através do movimento e o de recuperação motora, beneficiando inúmeras pessoas por meio da dança. Devido ao grande alcance de todos os seus projetos ligados à dança, inclusive como recurso terapêutico, Klauss recebeu diversas homenagens.

 

Gostou desse resumo sobre a história da dança no Brasil? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × um =