Dança Zumba – Passo a passo para iniciantes – Características e origem

dança-zumba

Ritmo que tomou conta das academias por todo Brasil, a dança Zumba transformou-se numa das melhores opções para quem deseja emagrecer e adquirir mais expressividade corporal.

Ainda que tenha se tornado mais popular no Brasil nos últimos anos, esse programa fitness foi criado na Colômbia durante a década de 1990 pelo coreógrafo Beto Pérez. O sucesso foi tanto que esse programa foi adotado em mais de 150 países.



Não é por acaso que grandes celebridades internacionais como Jennifer Lopez e Shakira aderiram a essas aulas. Vibrantes e muito divertidas, as aulas de dança Zumba contribuem para o bem-estar físico e mental.

Características da dança Zumba

A principal característica da dança Zumba é que ela mistura movimentos de ginástica aeróbica com danças latinas, tais como salsa, samba, merengue, mambo e reggaeton. Também é comum que nas aulas estejam presentes ritmos musicais como dança do ventre e hip-hop.

Com relação aos exercícios físicos contidos no programa, eles são próprios do treino cardiovascular, sendo por esse motivo indicados para aumentar o condicionamento físico de uma maneira geral.



A mistura de movimentos (com alta e baixa intensidade) e os ritmos adotados fazem com que esse programa seja especialmente indicado para queimar uma grande quantidade de calorias em pouco tempo – e com o “plus” de se divertir bastante.

Benefícios da dança Zumba

São diversos os benefícios proporcionados pelas aulas de dança Zumba, já que a mistura de movimentos aeróbicos e ritmos musicais favorece o corpo e a mente. Vejamos agora quais são os principais benefícios desse programa fitness.

dança-zumba-para-iniciante



Alivia o estresse

Durante os exercícios físicos, o organismo naturalmente libera uma série de substâncias benéficas, capazes de aliviar os sintomas do estresse e até mesmo da depressão. Além disso, as músicas divertidas usadas nos programas contribuem para aumentar o ânimo e a sensação de bem-estar.

Acelera o metabolismo

Os exercícios aeróbicos são excelentes para acelerar o metabolismo corporal, já que eles aumentam os batimentos cardíacos. Esse maior desempenho do metabolismo estimula a queima de gordura de maneira mais rápida.

Dança zumba para emagrecer

Pelo fato de acelerar o metabolismo e também devido ao alto gasto calórico desse programa fitness, a dança Zumba é perfeita para quem deseja emagrecer e se divertir ao mesmo tempo. Os profissionais de educação física mencionam que durante uma aula é possível perder de 700 a 800 calorias.

dança-zumba-para-emagrecer

Fortalece o sistema imunológico

Por combater naturalmente o estresse e favorecer o equilíbrio do peso, a prática de dança Zumba contribui para aumentar as defesas naturais do organismo. Isso significa que os adeptos dessa dança apresentam menos riscos de contrair doenças como infecções, gripes, resfriados, dores de garganta etc.

Evita a retenção de líquidos

Além de acelerar o metabolismo, a dança estimula a circulação sanguínea. Essa é a combinação perfeita para combater a retenção de líquidos que provoca o inchaço corporal.

Favorece a coordenação motora e fortalece o coração

Os movimentos ritmados contidos na dança Zumba são excelentes para melhorar a coordenação motora e aumentar a sensação de domínio sobre o corpo.

A mistura de dança com exercícios aeróbicos é capaz de fortalecer o coração e aumentar o condicionamento físico dentro de um curto período de tempo.

dança-de-zumba

Aumenta a flexibilidade e melhora o equilíbrio

Os exercícios de alongamento durante as aulas proporcionam maior flexibilidade para os músculos. As pessoas que praticam dança Zumba notam grandes benefícios no aumento do equilíbrio durante as atividades do dia a dia.

Define e tonifica o corpo

A prática da dança é excelente para tonificar os músculos e também contribui para deixar o corpo bem definido.

Para demonstrar como é uma excelente opção para quem deseja emagrecer, vejamos uma tabela comparativa que abrange a quantidade de calorias perdidas durante uma aula de dança Zumba e em demais atividades físicas.

Dança zumba para iniciante – passo a passo




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


10 − nove =