6 Festas Populares Brasileiras | Festas Folclóricas | Resumo

As festas populares folclóricas brasileiras são reconhecidas por sua riqueza cultural e alegria contagiante. São inúmeras as festividades que acontecem por todo o país, apresentando temas variados que vão desde a celebração de alguma entidade religiosa até a de personagens folclóricos brasileiros.

Uma das características mais fascinantes das festas folclóricas brasileiras é justamente o envolvimento e alegria dos populares, que participam ativamente do festejo, dedicando-se desde a fabricação das fantasias até a elaboração das músicas a serem tocadas nos eventos.



É um espetáculo bonito de se ver, desde a concepção até o final. Cada região do Brasil tem seu folclore local, e essa diversidade faz com que cada uma das festas tenha sua própria identidade. A seguir, veremos 6 exemplos de festas populares folclóricas brasileiras.

1 – Festa Junina – Festa de São João

A Festa Junina é provavelmente uma das mais populares festas folclóricas brasileiras. Realizada no mês de junho, é comemorada em todo o território nacional. A Festa Junina foi criada na Europa Medieval e celebrava a transição de estações climáticas. A igreja católica da época desaprovava a comemoração, considerando-a uma celebração pagã.

Entretanto, com a popularidade crescente, acabou por aderir às festividades. Porém, foi realizada uma alteração na temática: do ponto de vista católico, a Festa Junina passou a ser uma celebração a São João, sendo até hoje muito popular por toda a Europa.



A culinária também reflete a cultura interiorana, com comidas típicas de origens populares, como por exemplo o famoso bolo de fubá, a paçoca, batata doce, milho, caldos, pipoca, arroz doce, e o pinhão. As bebidas típicas são o quentão e o vinho quente, indispensáveis nas festas populares.

2 – Folia de Reis (Festa de Santos Reis) – Festa folclórica de origem egípcia

A Folia de Reis (também conhecida como Reisado) é mais uma das festas folclóricas com temática religiosa comemorada entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro, sendo uma celebração aos Três Reis Magos.

folia-de-reis



De origem egípcia, a Folia de Reis é comemorada com grupos de dançarinos, cantores e músicos, que realizam desfiles seguindo os passos do mestre folião, que vai à frente do grupo junto ao porta bandeira. A bandeira é colorida e apresenta imagens dos Reis Magos. Em muitas ocasiões, são utilizadas máscaras pitorescas.

3 – Festa do Divino Espirito Santo

Assim como outras festas folclóricas brasileiras, a Festa do Espirito Santo é uma celebração popular de tema religioso. De origem portuguesa, foi trazida ao Brasil por volta do século XVI pelos imigrantes europeus e acontece originalmente cerca de cinquenta dias depois da Páscoa.

A festa do Divino conta uma história por meio da dança, música e fantasias, tendo seu ápice no momento da encenação da coroação imperial. O símbolo dessa festa popular é a pomba branca, que simboliza o Divino Espirito Santo.

4 – Cavalhada – Festa popular de origem portuguesa

A Cavalhada é uma festa de origem portuguesa, trazida pelos imigrantes europeus no século XVII. É uma festa bem diferente dos demais tipos existentes no Brasil, com uma temática da Europa Medieval. A Cavalhada é baseada nos torneios promovidos pelo exército imperial da era da Reconquista, onde os combatentes utilizavam cavalos e lanças para enfrentar-se nas arenas.



cavalhada-dança-típica-portuguesa

A Cavalhada é uma representação de tais combates, sendo que os cavalheiros vestidos de azul representam os personagens cristãos, e os de vermelho representam os mouros, que naquela época eram os inimigos que estavam invadindo a Europa. Há também outros personagens na representação, como o rei, príncipes e seus súditos.

A festa se encerra com a vitória dos cristãos sobre os mouros. É uma festa muito bonita, com fantasias bastante detalhadas.

5 – Lavagem da Escadaria do Bonfim – Festa popular de origem africana

A Lavagem da Escadaria do Bonfim é uma das festas folclóricas da Bahia que mesclam a religião católica com as de origem africana. A escadaria, cujas grades laterais sempre estão decoradas com fitas coloridas, pertence à Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

lavagem-da-escadaria-do-senhor-bonfim

A lavagem da escadaria ocorre em janeiro, dois domingos depois do Dia de Reis. É uma das festas populares cuja origem atribui-se aos escravos africanos vieram ao Brasil. Naquela época, no dia do Senhor Bonfim, os negros lavavam a igreja inteira, o interior até as escadarias.

Como os escravos não eram católicos, passaram a atribuir aquela data como um dia de celebração à Oxalá, uma divindade espiritual africana. Na lavagem das escadas, os participantes vestem-se todos de branco, representando a paz e a pureza.

6 – Carnaval, a mais popular das festas folclóricas brasileiras

O carnaval é, sem dúvidas, a mais popular das festas folclóricas brasileiras. Ocorre entre fevereiro e março e é o evento que mais atrai turistas no Brasil. Entretanto, o carnaval não é uma festa de origem brasileira: sua origem primitiva inicia-se no Egito, de onde foi evoluindo até passar pela Europa, quando foram adicionados elementos do Cristianismo.

carnaval-a-mais-popular-das-festas-folcloricas-brasileiras

Trazido ao Brasil pelos portugueses por volta do século XV, iniciou-se em Pernambuco e rapidamente foi ganhando popularidade por todo o país, até tornar-se o maior e mais famoso carnaval do mundo, reunindo milhões de pessoas de todas as regiões do mundo.

No carnaval, as escolas de samba promovem os desfiles, competindo entre si e levando alegria e euforia aos participantes e espectadores. O personagem principal do carnaval é o Rei Momo, um personagem que, de acordo com a cultura popular, é o rei do carnaval.

Importância das festas folclóricas populares brasileiras

As festas folclóricas populares brasileiras são responsáveis por manterem vivas as tradições e culturas populares do país. Além disso, contribuem para o desenvolvimento do país na área do turismo, trazendo milhões de pessoas do mundo inteiro todos os anos.

Festas populares brasileiras

Continue aprendendo sobre os TIPOS DE DANÇAS TÍPICAS

Gostou desse artigo sobre as festas populares folclóricas brasileiras? Compartilhe!




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 + 13 =