Tipos de Danças | História | Estilos e Ritmos Populares | Resumo

tipos-de-danças

Existem diversos tipos de danças ao redor do mundo. Muitas são típicas da região e restritas à mesma, outras são mundialmente conhecidas. Investigando a história da dança, podemos observar sua presença na humanidade desde os tempos da pré-história.

Além de ser utilizada como uma forma de expressão ou diversão, a dança era também um instrumento místico presente em rituais e celebrações. Assim como hoje em dia, os dançarinos utilizavam bastante os movimentos corporais, muitas vezes pintando-se ou se fantasiando de entidades espirituais ou animais.



O que é dança? Qual o conceito e definição?

A dança faz parte do tripé das artes cênicas, junto à música e ao teatro. É a definição da expressão humana por meio do ritmo e movimento corporal. Os diversos tipos de danças atendem a todos os gostos e objetivos, o que nos dá a certeza de que continuará presente e evoluindo junto a humanidade.

A história da dança – resumo

Analisando a história da dança, pode-se comprovar que, inicialmente, os movimentos corporais eram baseados justamente no comportamento dos animais. Os seres humanos daquela época passaram a imitar determinados gestos que achavam curiosos e, como passar dos anos, foram aprimorando essa arte e adaptando seus próprios movimentos corporais.

No cotidiano dos antigos povos, e dependendo da ocasião, poderiam ser observados diversos tipos de danças regionais, presentes em celebrações típicas, casamentos, velórios e em guerras.



Na era moderna, podemos observar a dança como uma expressão artística, como no balé por exemplo. Também podemos observar manifestações ideológicas ou culturais, como na dança de rua, tão popular nos dias de hoje.

Tipos de danças – Estilos e ritmos populares

Atualmente, podemos observar diversos tipos de danças ao redor do mundo, apresentando estilos, ritmos e significados diferentes. Conforme descrito anteriormente, podemos encontrar diversas danças típicas regionais, algumas de cunho religioso e outras de inspiração nas danças folclóricas tradicionais. Entretanto, temos muitos outros estilos espalhados pelo mundo, com significados diferentes dos já apresentados.

estilos-e-ritmos-de-dança



Um exemplo disso é o balé, que externa por meio de uma representação artística algum tema ou história em particular com os mais variados temas. Da mesma forma, a dança contemporânea, iniciada por artistas pós-modernistas, também se utiliza de uma peça teatral musical para representar, por meio de seus dançarinos-atores, alguma ideia ou história, utilizando movimentos técnicos e por muitas vezes coletivos e sincronizados.

Também temos a dança de rua, na qual seus participantes utilizam como tema muitas vezes a realidade na qual convivem no momento, e por meio de ritmos e movimentos conseguem levar sua mensagem de protesto por meio da manifestação cultural.

Influencia cultural dos tipos de danças populares

Os diferentes tipos de danças existentes exprimem, em sua maioria, as características comportamentais e culturais de sua região de origem. Um bom exemplo disso são as danças típicas da região nordeste. Com base em movimentos corporais e ritmos, os dançarinos conseguem, por meio de uma manifestação artística, externar as características do povo nordestino, com representações coloridas e de alegria contagiante.

Tipos de danças de cunho religioso são manifestações artísticas caracterizadas por louvar determinada entidade, contando sua história com o objetivo de homenagem. Geralmente contam com a participação de toda uma comunidade, onde os dançarinos dividem-se em personagens e seguem um ritmo que tem começo, meio e fim.



Tipos de danças indígenas / tribais

Outros tipos de danças muito antigos são as danças indígenas. Podemos encontrar vários exemplos em todo o mundo. Geralmente, as danças tribais têm como tema a contemplação a espíritos provenientes da floresta onde habitam (entidades ou ancestrais).

Em algumas regiões mais afastadas do mundo, como em Papua Nova Guiné, podemos encontrar tribos que montam verdadeiras fantasias, com máscaras muito bem elaboradas que são utilizadas nos rituais, em conjunto com a dança. Em termos de “espetáculo”, não deixariam nada a desejar frente aos tipos de danças provenientes do mundo moderno.

Tipos de danças – Alguns estilos e ritmos

Continue aprendendo sobre os TIPOS DE DANÇAS TÍPICAS




Continue lendo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × quatro =